Usufruir dos benefícios do condomínio com comodidade tem um preço: a taxa condominial. Todos os gastos são somados e divididos entre os condôminos. O preço pode variar de acordo com cada condomínio. Mas será que você está pagando um valor justo por isso?
O Diretor de Condomínios do Secovi-SP Sergio Meira de Castro Neto, explica que cerca de 60% dos gastos são com funcionários. Os outros são divididos com contas de água, luz e recursos de segurança.
Para cortar esses gastos, é preciso entender a necessidade do condomínio. Muitos moradores não participam das reuniões e fazem reclamações por conta da taxa de condomínio. “Mais da metade do que você gasta todo mês é com funcionário. Então se você quer fazer uma redução significativa é preciso estudar os gastos com os funcionários e ver se realmente há necessidade. São várias possibilidades: reduzir as horas extras, fazer uma escala melhor ou até mesmo um corte efetivo de funcionários. Tudo depende da necessidade do condomínio. Nos outros itens é importante que se faça o uso racional da água e energia elétrica. É preciso evitar desperdícios”. Explica.
A participação dos condôminos é muito importante para aprimorar a administração e ter a certeza de que seu dinheiro está sendo bem investido. “Muitas pessoas reclamam sem entender. Quando verificam as contas percebem que dentro do que o condomínio tem e de acordo com as necessidades dos moradores, principalmente em relação a segurança, as contas estão compatíveis. O mais importante é a participação. Vamos para as assembleias, vamos entender o que gastamos e fazer com que as coisas aconteçam de forma melhor com a participação de cada um”. Finaliza.