Para contribuir com a saúde de todos do condomínio, a água deve ser limpa e potável, pois apesar de não ser vista diariamente por seus usuários, a caixa d’água, se não lavada, pode causar danos à saúde de quem a utiliza.
Caso a lavagem não seja feita no período correto, a caixa d’água pode contaminar a água e causar doenças. Isto porque, além da contaminação da água, insetos e roedores podem se proliferar dentro destes locais.
Por isso, a legislação determina que a limpeza da caixa d’água, seja feita de seis em seis meses. Segundo Jaime Vaisman, especialista em limpeza de reservatório, não adianta apenas limpar, a vedação é ainda mais importante. “Existem pássaros, roedores e outros insetos que podem adentrar na caixa d’água”.
Caso o condômino desconfie que a limpeza da caixa d’água não foi efetuada corretamente, pode procurar um laboratório particular especializado ou um órgão público responsável, que a partir de um laudo, poderá constatar a qualidade da água que está sendo consumida.
De acordo com o síndico, Jayme Salomão, gradativamente o condômino questiona e exige da administradora do prédio resposta sobre questões como a limpeza correta da caixa d’água. “Isso faz com que os moradores se sintam seguros e confortáveis em relação ao que a administração está fazendo”.