Ser síndico requer muitas habilidades: ser um administrador, entender de contabilidade e agir como conciliador. Se o seu síndico não tem nenhuma desses atributos é sinal de que ele não está preparado para o cargo.
“O síndico pode perder o cargo quando é um ditador. Que não escuta os moradores, não presta contas e não tem transparência na gestão. Por isso a presença do conselho é tão importante para ajudar e fiscalizar essa gestão”, explica a Diretora de Cursos e Eventos da Aabic, Miriam Cristina Miranda.
Ser um síndico profissional não é garantia de sucesso na gestão. Mesmo com os cursos, o síndico precisa entender as necessidades do condomínio e saber ouvir os moradores.
“Um bom síndico pode ser profissional ou não. Muitas vezes aquele morador pode desempenhar o papel de gestor até melhor do que o profissional, já que fica no condomínio e conhece profundamente os moradores. Profissional ou não, pode funcionar desde que seja uma pessoa dedicada e esteja amparada pela administradora e o zelador”, afirma o Diretor de Condomínios do Secovi SP, Sergio Meira de Castro.