No evento da FEICON de 2013 temas importantes para a construção civil foram debatidos. Um dos assuntos mais comentados no 19° salão da construção, foi sobre norma 15.575 da ABNT que exige mais qualidade por desempenho nos materiais de construção.
O presidente da ASBEA Eduardo Sampaio Nardelli, explica que o seminário é extremamente importante para divulgar a norma. “Esse seminário tem o objetivo de divulgar a norma, explicar as implicações e proporcionar um debate porque são vários agentes envolvidos nesse processo e nós queremos discutir sobre as possíveis consequências e as dificuldades de adaptação desse novo mundo”.
O advogado Carlos Del Mar foi um dos palestrantes durante o seminário. “Eu não conheço outra norma técnica que tenha tanta repercussão e importância como essa. Ela prevê uma elevação de qualidade dos itens e será muito importante para os consumidores”.
A questão da sustentabilidade também está ligada diretamente com a norma. A engenheira civil e palestrante Maria Angélica Covelo faz parte do comitê que elaborou a NBR. Segundo ela, para ser sustentável os edifícios precisam ter desempenho adequado. “Eu procurei deixar claro que hoje em dia a gente tem um foco muito grande em sustentabilidade, principalmente procurando certificações. E infelizmente nem sempre nessas certificações se contempla o desempenho. Não pode ser considerado sustentável um edifício que não tenha desempenho adequado para os usuários ao longo de toda vida útil dele”.
"A questão da sustentabilidade é um diferencial. Seguramente em poucos anos vai se tornar o novo normal nas construções”. Complementa o presidente.